Rádio: Presença Dinâmica no Dia a Dia do Mineiro

Pesquisa Kantar Ibope Media reforça a importância e a versatilidade do meio

Em seus 100 anos de presença no mercado brasileiro, o rádio é um meio cada vez mais presente no dia a dia de seu ouvinte. Contrariando todas as expectativas e rompendo as barreiras, o meio se adaptou de forma ágil e com extrema naturalidade à um novo formato de consumo de conteúdo.

Esse processo de adaptação após o advento da internet e a democratização do uso pelas mais diversas camadas sociais afetou diretamente as mídias tradicionais. Vimos inúmeras empresas de comunicação encerrarem suas atividades. Mas ao contrário do julgamento inicial de que “a internet foi uma concorrência desleal para as outras mídias”, essa análise precisa se aprofundar para além do senso comum.

Falamos aqui das mídias tradicionais como negócio. É preciso analisar estrategicamente: como o rádio, a TV e o jornal ainda são relevantes e presentes no dia a dia? E aqui cabe fazer o exercício de se colocar no lugar do público consumidor. Quem melhor fez esse exercício se adaptou e fez da tecnologia um potencializador de seu alcance.

E quem tem mais potencial para isso é o rádio. Primeiro pela possibilidade de ser visual. Segundo porque tem agilidade e dinamismo. E o terceiro ponto aqui ressaltado ainda gerava dúvida em anunciantes e até em profissionais do meio: o rádio tem muita audiência. E não é achismo: a pesquisa Ibope feita todos os anos em todo o Brasil nos surpreende sempre com números cada vez mais expressivos sobre o consumo do meio.

E agora o interior de Minas tem uma pesquisa inédita e exclusiva com um recorte extremante relevante para o meio no estado. Em uma iniciativa inovadora, a Amirt deu de presente a radiodifusores, anunciantes e profissionais do rádio um levantamento importante para reforçar a potência da presença do rádio no nosso dia a dia.

Os números são impactantes: 3 a cada 4 mineiros ouvem rádio. 40% o consomem por duas horas ou mais. Enquanto 57% são ouvintes há mais de 20 anos, o rádio impacta também as novas gerações: 42% dos ouvintes tem de 12 a 19 anos e adquiriu o hábito de ouvir rádio há 3 anos ou menos.

E quando o assunto é credibilidade a pesquisa ainda reforça o meio como grande aliado no combate a desinformação: 82% dos mineiros do interior do estado confiam no que ouvem no rádio. E 89% o consideram importante no dia a dia.

O rádio é presente na rotina dos mineiros, é importante e tem credibilidade. Mas para além da relevância, o rádio vende. As campanhas com mídias em rádio têm um excelente percentual de recall de marca: 87% se lembra de ouvir algum comercial. E não é só lembrança de marca: 52% dos ouvintes afirma ter comprado ou pesquisado algum produto depois de ouvir alguma propaganda no meio.

Os números não mentem. É preciso que radiodifusores, anunciantes e toda a comunidade envolvida pelo rádio esteja ciente desses dados e que compartilhem essas informações. E boa notícia para dar é o que não falta. Viva o Rádio e toda a sua potência!

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